Quero compartilhar algumas informações sobre o mercado de Palestras. Estas informações poderão ser úteis para você que deseja tornar-se um profissional ou para aqueles que têm dificuldades em alçar vôo. Como em qualquer profissão, precisamos de preparo, estudos, dedicação, planejamento, foco e muita persistência, tratar este assunto como um negócio. O mercado de Palestras também é autoregulador e se fecha para profissionais menos atualizados.
Preparei algumas informações para auxiliar você nos seus questionamentos.

O que é ser um Palestrante?

Comunhão: é o real motivo que une palestrantes e plateias. É um ato de generosidade, onde o profissional palestrante está aberto para compartilhar o seu conhecimento, suas experiências.

Como surge a Carreira de Palestrante?

Geralmente vem pela consequência de um trabalho que você desenvolve bem, que é reconhecido, admirado pelo que faz.  É quando você sente prazer em dividir todo o seu conhecimento.É quando você sente que tem a vocação para servir.

Palestrante X Negócio.

O Palestrante é um prestador de serviços e que precisa criar uma empresa. A Palestra é o seu produto.
Dominar o assunto e gostar de falar em público não garantem o Sucesso se você não tiver habilidades e competências empreendedoras. Você deverá saber gerenciar o seu negócio criado.

O que é preciso saber primeiro?

  • Assegure-se de que você sabe por que está começando esta jornada.
  • Quanto você está disposto a investir seu tempo e dinheiro? Quanto você irá se doar?
  • Saber qual a sua missão, visão e valores. 
  • Por que você quer ser um Palestrante?
  • Conhecimento, vivência, idade, disciplina, planejamento…
  • O quanto você está disposto a mudar para fazer este sonho acontecer?
  • Qual o seu diferencial?
  • Qual o seu nicho de mercado?

O que eu percebo é que existe um grande número de interessados a ingressar neste mercado, acreditando que ter uma ideia ou um assunto é o suficiente. Muitos já estão surdos pelos poucos aplausos que recebem, acreditando que já são um sucesso, não percebem que aplausos fazem parte de qualquer tipo de encerramento. Pior, muitos se negam a investir na carreira, acreditam que é algo desnecessário. Preferem dar murros em ponta de faca do que investir nesta carreira. 

Mas se você também sonha com a carreira de palestrante não desanime. Fale com quem já atua no mercado, busque informações em bancos de palestrantes e procure profissionais qualificados para ajudá-lo. 

A carreira de palestrante, quando encarada como tal, é promissora e gratificante.

Edmar Oneda – Formado em Master Practitioner e Trainer Training Programação Neurolínguística; Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, Formação Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil e Diretor e Fundador do IDHEO / Academia do Palestrante.

Deixe uma resposta

Fechar Menu