É certo que cada vez mais as palestras têm sido uma tendência, uma poderosa ferramenta de comunicação que vêm ganhando destaque nos eventos corporativos, comerciais, culturais, sociais, em diferentes segmentos e nichos.

São tantos palestrantes com os mais variados assuntos que as vezes fica difícil do contratante escolher o melhor profissional para o seu evento. Para você que é ou quer ser palestrante e precisa se destacar neste mercado competitivo, pensar em algumas estratégias inteligentes poderá elevar seu nível de prestígio e visibilidade.

Normalmente, o contratante segue uma linha de pesquisa na hora de prospectar um profissional: Google, banco de palestrantes, indicação. Independentemente, se o contratante recorra a quaisquer destes recursos, em todos os casos alguns pontos serão decisivos para que a sua palestra chame atenção.

1º – Título

Vamos imaginar que o contratante venha solicitar uma proposta. O primeiro ponto que ele irá examinar ou terá contato não será o investimento, mas sim o título da sua Palestra. Uma forma de promover e vender a sua palestra é saber criar um bom título para o seu produto. Sua palestra deve ter um nome, um título e este deve ser claro, objetivo e vendável. Em poucas palavras, o título deve expressar o assunto que o palestrante irá abordar.

Se o título não for atraente, provavelmente o contratante não sentirá atração em buscar mais informações. Hoje, as pessoas têm senso de urgência, necessidade por praticidade, se a pessoa olhar no nome da palestra e não entender, o risco da pessoa pular para a próxima alternativa é inevitável.

E cuidado com os títulos vagos e abstratos como “Qualidade de vida” ou “Como ter sucesso na vida”, são exemplos de títulos que não deixam claro sobre o que será abordado na palestra.

2º – Justificativa

Depois de criar um título, o segundo ponto a se pensar é como envolver este contratante para que ele sinta mais interesse em saber mais sobre o seu produto Palestra.

Saber elaborar uma boa justificativa, que traga o cenário que o contratante está vivendo, será o ponto que o contratante será fisgado, ele precisa se identificar com a Palestra, sentir que o seu produto foi feito de acordo com a sua realidade e com as necessidades do contratante.

Você pode iniciar com uma boa pergunta. As perguntas têm este efeito poderoso que é provocar o leitor a pensar. Elas podem despertar a curiosidade, afinal, somos naturalmente curiosos.

Outra sugestão é trazer à tona o cenário, isso vai mostrar o quanto você, como Palestrante, está atento a realidade deste cliente, o quanto você domina o assunto. Lembrando que dominar o assunto é obrigação do Palestrante.

Se você ficou com dúvidas em como iniciar esta justificativa, comece pensando o porquê da sua Palestra, como a sua Palestra irá ajudar as pessoas, como o contratante pode se beneficiar com o seu conhecimento e a sua mensagem. Outra dica é, esta justificativa deve ser um parágrafo curto, no máximo 7 linhas.

3º – Objetivo

Logo em seguida descreva o objetivo da sua Palestra. O objetivo é o alvo, aonde você quer chegar com a sua Palestra. Uma boa dica de como você pode construir o objetivo é responder a seguinte pergunta “Ao final da minha palestra, desejo que o meu público saia…” Complete a frase com verbo (ação).

4º – Tópicos

O passo seguinte é levantar alguns tópicos, os assuntos ou pontos de vista que serão abordados durante a sua palestra. Aqui é a hora de reunir todo o seu conteúdo, o seu conhecimento será colocado à prova. Sugiro pelo menos cinco tópicos.

5º – Mini currículo

E finalmente, criar um mini currículo sobre a sua trajetória profissional que ateste que você tem credibilidade e autoridade para falar sobre o assunto.

Em seguida crie as condições comerciais: valor de investimento, vencimentos, forma de pagamento, etc.

Todo o conteúdo da proposta deve caber, de preferência, em uma única página. Nada de excessos mostrando inúmeros depoimentos, fotos, imagens. Caso queira mostrar mais sobre você, crie um novo anexo.

Tenha um bom conteúdo que você domine, que agregue conhecimento e que fale a língua de seu público. Quando você recebe uma solicitação de proposta, significa que você já está no jogo. Boa sorte!

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por Edmar Oneda – diretor fundador da Academia do Palestrante e do IDHEO

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